top of page
  • Foto do escritorYatra

10.10 DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE MENTAL

Felizes em poder dizer que é oficialmente institucionalizado o dia da saúde mental em âmbito mundial, pois essa sim é uma pauta de extrema importância, que visa o bem estar do indivíduo estimulando a sua consciência para o autocuidado. Não é uma data comemorativa e muito menos comercial, é um dia para olharmos para dentro e notar o quanto é importante tornarmos essa prática diária.



Então enfim 10 de outubro, dia internacional da saúde mental que, no contexto 2020, é ainda mais emblemático. Chegamos a um ponto em que estamos todos passando por diversas formas de crises de identidade desencadeada por uma série de estímulos externos que resulta em ansiedade e grande desamparo, por isso é hora de buscar internamente as ferramentas necessárias para lidar com o que acontece no mundo lá fora, ou seja, dedicar-se a se entender para que assim sua mente esteja saudável para vivenciar qualquer experiência.


Quando falamos em “busca interna” nos referimos ao simples fato de estarmos presentes e percebermo-nos em aspectos físicos, mentais e espirituais. Sim, a saúde mental vem de um conjunto de fatores que, quando alinhados, resulta em uma vibração altamente positiva e consequentemente nos leva as sensações de paz e harmonia.


O equilíbrio entre esses três pilares – mente, corpo e espírito – é resultado de pequenos hábitos diários. Fomos feitos para isso, sabemos na nossa origem como alinhá-los e seguir em frente. Está na nossa essência. Por isso os estímulos externos devem ser absorvidos com muito cuidado; eles não são prioridade e sim parte de um sistema em que vivemos. Pense com a gente, qualquer notícia ou acontecimento que nos impacte diretamente é sentido de forma diferente. Se estamos seguros lidamos com determinada informação de forma totalmente oposta no caso de estarmos nos sentindo desamparados, não é mesmo? Por isso repito, a prioridade é olhar para dentro, cuidar do que já é seu, para aí sim receber o que o universo nos traz.


Quem aí já ouviu falar de Stephen Covey e o princípio 90/10? Essa é uma excelente maneira de começar a praticar o êxito da sua saúde mental. O princípio 90/10 elabora a ideia de que tudo que acontece depende da nossa reação, ou seja, mais uma vez está nas nossas mãos; resumindo: 10% das coisas da vida são relacionadas com o que acontece, os outros 90% são relacionados à forma com a qual reagimos ao que acontece; e essa informação, quando percebida corretamente, pode mudar a vida de qualquer um.


Cuide da sua mente. Medite, fique em silêncio, ouça mais do que fala, escreva, leia. Se perceba. Perceba o que você gosta, o que você não gosta. Pare e pense “qual é meu próximo passo”, não simplesmente saia caminhando ou correndo – embase seu caminho de acordo com o que você ama e valoriza.


Cuide do seu corpo. Se espreguice todos os dias, mais de uma vez por dia – lembre-se que os animais fazem isso o tempo todo, eles sabem e sentem o porquê. Respire, devagar e pelo diafragma. Cuide a sua postura; pobre das nossas cervicais. Cuide dos seus joelhos e seus pés, eles te sustentam. Caminhe, ande de bicicleta, movimente-se. Perceba e selecione o que você consome – alimentos, imagens, música e qualquer tipo de conteúdo que interfere diretamente no seu organismo.


Cuide do seu espírito. Espiritualidade é fundamental, e agradecer é um bom começo também. Conecte-se com a sua criança interior, saiba que estamos nesse plano para aprender e que somos parte de uma rede que influencia e é influenciada, então, seja gentil sempre - principalmente com você.


Com consciência e autocuidado podemos chegar a resultados lindos.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page